Peaky Blinders Na Vida Real? - Primeira Parte

 A famosa série de TV, Peaky Blinders, que ganhou muita repercussão nos últimos anos, e inclusive não terminou de ser lançada, teve alguns momentos baseados na realidade sabiam? Hoje damos inicio a uma série de postagens falando sobre essa série ótima (se você não assistiu, esse texto contém alguns spoilers!). Vamos dividir cada parte do texto em uma temporada específica!



Para começar, os malditos Peaky Blinders realmente existiram! A série é baseada na gangue de Birmingham, mas conta uma história bem diferente da real, os Peaky Blinders começaram por volta dos anos 1890 e perderam sua influência em meados de 1910 e não após a Primeira Guerra Mundial, como na série. Não, na vida real eles não tinham as lâminas nas boinas, porém as usavam, e daí que vem o nome da gangue: Peaky, por conta das boinas, que pareciam estar afiadas e Blinders, vem da gíria blinder, usada até hoje, que significa bem vestido.



Os verdadeiros blinders eram formados pela classe baixa, de bairros violentos da Inglaterra e suas idades iam de 12 à 30 anos. As vestimentas eram reconhecidas de longe, eles se vestiam muito bem, e adoravam brigas, eram conhecidos como a junção de jovens mais violentos e perigosos da época. Muitos dos personagens da série existiram de fato, porém alguns nunca nem tiveram contato com o Thomas real, que foi a inspiração para o personagem Thomas Shelby, interpretado por Cillian Murphy.

Na série pode ser localizada várias referências ao contexto histórico da época, ainda mesmo na primeira temporada temos os personagens masculinos que voltaram da guerra, e qual seria essa guerra? Thomas Shelby vive falando que serviu na França e se baseando no ano que o seriado se passa, então se pode chegar em uma conclusão de que é a Primeira Guerra Mundial, o Shelby como um morador das ilhas britânicas teve que cumprir com a sua obrigação ao se alistar na guerra, já que a França, o Império Britânico e o Império Russo faziam parte da aliança militar que foi chamada de Tríplice Entente.



 A França nesse conflito foi genial no quesito de estratégia de defesa, parou o ataque alemão cavando trincheiras no chão obrigando assim os alemães a cavarem também. Ainda mesmo na série mostram vários flashbacks demonstrando como foi a guerra nas trincheiras e representando os traumas que os soldados levaram consigo depois da guerra, o personagem principal mesmo em alguns episódios tem pesadelos com o conflito e acorda no meio da noite sempre ofegante. Esse trauma não é atoa, as trincheiras não tinha nenhum saneamento básico e além de que viver nelas era completamente apavorante, as trincheiras eram separadas por um espaço que é chamado de "no mans's land" (terra de ninguém), essas áreas ninguém tinha coragem de atravessar e eles podiam passar até mesmo anos sem sequer avançar um metro. No início da guerra todos eram movidos ao ódio, mas ao decorrer dela ninguém mais via sentido naquela luta, mas enquanto um país não recuasse, ninguém recuaria.



Outro fator que está presente na série é o comunismo, com um dos personagens Freddie Thorne envolvido com os comunistas britânicos fica algo bem marcante na primeira temporada dessa série. Nessa temporada, no episódio quatro esse mesmo personagem é o responsável por dar dinheiro que seria entregue para Stanley Chapman, tanto que dizem que ele está com "neve nas botas" que é um termo para dizer em forma de uma metáfora que ele estava envolvido com o governo russo. Esse dinheiro seria usado em pró ao movimento comunista que eles queriam realizar ali e isso só fica mais claro quando o chefe da polícia cita o termo "bolchevique" que era o famoso exército vermelho de Lênin. Podemos comparar essa tentativa de um movimento pró ao comunismo com as ideias de Trótsky que basicamente consistia em espalhar os pensamentos do socialismo soviético para o restante do mundo, apesar das datas não bateram, na série está bem representado a ideia idealizada de Trótsky que nunca nem sequer chegou ser realizada.



Assim como a Primeira Guerra Mundial e o comunismo a série aborda vários outros assuntos que aconteceram. Alguns dos fatos citados acima, fazem parte da série toda, mas são introduzidos no começo da série. Esse post será dividido em partes, como já havia dito, a opinião de vocês é muito importante para que assim possamos trazer mais conteúdos desse tipo!


Esperamos que gostem do texto!


xoxo K.F. e M.C.

Comentários

Postagens mais visitadas