A História Do Halloween

 


Amanhã é dia 31 e sabem o que acontece? O véu do limbo cai e os fantasmas podem finalmente andar entre nós, essa data tão especial queridinha dos jovens e das crianças é mais conhecido como Halloween ou aqui no Brasil como o Dia das Bruxas. E não poderia deixar de falar desse feriado queridinho de muitos. Vocês sabem de onde surgiu esse feriado? Ou como surgiu? Não se preocupem que hoje irei contar tudo para vocês. Então venham comigo e pegam os seus doces que a história já vai começar. 

Primeiramente, apesar desse evento ter ficado muito famoso pelo Estados Unidos, as suas verdadeiras raízes foram no Reino Unido, mas o feriado fico tão famoso que não demorou para que se espalhasse para o resto do mundo. O mais comum de se ver, é as crianças se fantasiando e indo para as ruas para pedir doces, fazendo a famosa pergunta “doces ou travessuras?”. Porém, essa é como se comemoram o feriado nos tempos de hoje, sendo que a festa se originou de um antigo festival celta. 

Ainda não se sabe quando começou, mas se supõem que foram a séculos atrás na Europa. O Halloween, historiadores afirmam que era um antigo festival pagão que é conhecido como festival celta de Samhain. Essa festança durava três dias que se iniciava no dia 31 de outubro, e era uma homenagem ao Rei dos Mortos, era uma festiva conhecido pela sua abundância em comida principalmente para agradecer pela colheita.  


Em algum século aí o papa Gregório III mudou a data do ferido do Dia de Todos os Santos, para o dia primeiro de novembro. Isso foi uma tentativa de cristianizar o povo de Samhain, e isso se tornou mais explícito quando o sucessor do papa obrigou que todos comemorassem o feriado. Sendo assim a religião pagã e o cristianismo se misturaram. 



O Dia das Bruxas como a gente conhece hoje, começou a se molda a pelo menos uns 500 anos atrás. As fogueiras ficaram extremamente conhecidas por conta do Halloween, isso mesmo as mesmas fogueiras que usaram para queimar as mulheres que eram consideradas ‘bruxas’ uma ironia não é mesmo? (Já fizemos um texto falando sobre, só clicar aqui para conferir). Outra coisa que começava a surgir também era a famosa pesca de maçãs, a qual você tinha que usar a sua boca para pegar uma maçã em uma espécie de banheira de água. E também as crianças passavam de casa em casa cantando rimas para os mortos, um pouco macabro não? Além de também lembrar como as crianças vão de casa em casa no Natal, para cantar as cantigas natalinas. Em troca dessas canções para os mortos os pequenos recebiam bolos que significava que alguma alma poderia ter sido libertada do purgatório, pode se dizer que já dá para começar a se lembrar “doces ou travessuras”, certo? 




O nome desse feriado provém do Reino Unido em relação ao Dia de Todos os Santos. O feriado que vem do festival celta, era conhecido como “All Hollow’s Eve” que se você pronunciar corretamente ou botar a moça do Google tradutor para falar e verá a semelhança com a palavra Halloween, ‘hollow’ significa santo, já o ‘eve’ significa véspera, sendo assim seria comemorado um dia antes do Dia de Todos os Santos e daí vai surgir a palavra Halloween, não sei ao certo como se modificou de tal maneira, mas seria engraçado descobrir que foi por um erro de pronúncia. 


Como eu disse anteriormente o feriado ganha realmente força quando vai para os Estados Unidos, alguns irlandeses foram obrigados a se migrarem para lá por conta da fome e com eles levaram a suas tradições (para quem não sabe a Irlanda faz parte do Reino Unido). Com esse fluxo migratório permitiu que os estadunidenses tivessem contato com o Halloween e assim o feriado tomou grandes proporções lá, mas é claro com algumas mudanças. As famosas maçãs, se tornaram cidras em solo americano e com o milho como a grande estrela da agricultura também foi acrescentado no feriado britânico. 




Outra coisa que se diferenciou foram as abóboras símbolo sempre relacionado ao Halloween, isso surgiu no solo americano, porque no Reino Unido eles utilizavam nabos e é exatamente por isso que o Jack, do filme “O Estranho Mundo de Jack”, tem uma cabeça em um formato de um nabo e não de uma abóbora. E o nome Jack vem de uma lenda americana que dizia que um ferreiro conseguiu escapar do diabo e agora vagava por aí, ou seja, esse filme é uma mixagem do Halloween Britânico e do Halloween Americano. Aliás super recomendo que assistam esse filme! 

Apesar da história do bolo que as crianças ganhavam, o doces e travessuras surgiu nos Estados Unidos, onde se as crianças não recebessem os doces tão sonhados as mesmas estavam liberadas para cometer travessuras nas casas das pessoas que não deram doces a ela, costumava-se a jogar repolho em uma tradição medieval, porém todos sabemos que hoje em dia se jogam ovos podres ou embala as casas em papel higiênico. As fantasias surgiram através dos celtas, que costumavam a usar máscaras aterrorizantes para que os espíritos confundissem eles como outros espíritos aterrorizantes e maléficos.



A partir disso começaram a surgir lendas e mitos (como lobisomens, vampiros e entre outros), compondo toda uma mitologia para esse dia e quem nunca ouviu uma boa história de terror? Com isso tudo que escrevi hoje podemos concluir que na verdade o Halloween é uma verdadeira mistura de culturas e religiões para que pudesse enfim se tornar o que é hoje.  


Bom por hoje é só isso, espero que tenham gostado do nosso especial de Halloween, fizemos vários textos com uma temática voltada para esse feriado. Agora me despeço de vocês, não se esqueçam de assistir os filmes de terrores dignos para maratonar nesse dia , inclusive temos uma lista dos melhores aqui no blog (clique aqui para acessar), e se quiserem uma ideia de fantasia, também temos posts no blog (fantasia e maquiagem) e no Instagram (clique aqui). O seu cobertor é o seu manto sagrado não se esqueçam disso (brincadeiras à parte ou não?). E Happy Halloween ou Feliz Dia das Bruxas!! 


Antes que eu me esqueça, vocês vão querer doce ou travessura? Não se esqueçam a escolha é de vocês. 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas