Sustentabilidade Na Moda: Faça Você Mesmo
O mundo da moda é uma forma de arte e expressão, criando a possibilidade de mostrar ao mundo sua identidade. Por isso nesse mercado é necessário estar sempre inovando e reinventando com muita criatividade, diferenciando em cortes, formas e texturas. Na sociedade atual cada vez mais pessoas buscam saídas sustentáveis, e nesse mercado não poderia ser diferente.
A indústria da moda é responsável por diversos impactos ambientais por ser uma grande consumidora e poluidora de recursos naturais durante as produções. Dentre os quais é possível mencionar altos índices de uso de algodão, consequentemente os problemas não param por ai, o descarte final das peças e sobras de tecido muitas vezes é feito sobre solos ou recursos hídricos, podendo contamina-los.
A redução na quantidade de tecido que vira rejeito para os fabricantes já teria potencial, bem como a reutilização de peças pela população. A solução vem em grande estilo com roupas rework, o termo em inglês é sobre reformular ou trabalhar em cima de uma peça já existente, cortando e criando um novo molde ou costurando pedaços de tecidos juntos. Muitas empresas adotaram a ideia da roupa, apostando não só em camisetas e croppeds, mas também em saias, calças e jaquetas, o único ponto negativo é que acabaram deixando de lado a sustentabilidade que tem tudo para acompanhar tendências como essa.
“Reworked fashion” na realidade, é algo muito simples, assim como roupas tie dye, é muito mais rentável fazer suas próprias peças em casa. Você pode usar uma roupa que não gosta mais ou uma peça já gasta e personalizar no seu próprio estilo. Não há limite de mudanças, a elaboração pode ser mais simples ou mais técnica.
Principalmente entres os jovens há uma vontade de se diferenciar, ser único, desse modo nasceu o reworked. Adicionar estampas, cortar duas peças no meio e juntá-las, cortar uma blusa de moletom oversized e fazer um conjunto de cropped e saia.
Qualquer coisa funciona.
Espero que gostem!
xoxo L.S.
Comentários
Postar um comentário