Como cuidar da saúde mental durante a quarentena

 




Pois é, ninguém imaginou que 2020 seria desse jeito, que precisaríamos nos adaptar a um novo estilo de vida e vivenciaríamos um período de tanta incerteza. Mas esta é a nossa nova realidade, esse é nosso 2020 e só nos resta aceitar e seguir em frente. 

Contudo viver num contexto de pandemia é algo completamente novo para todos nós e é totalmente compreensível estarmos confusos e emocionalmente afetados, é muito para processar! E por isso precisamos estar bem para lidar com a situação, precisamos cuidar da nossa saúde mental e do nosso lado emocional. Precisamos encontrar um eixo para sempre que a desesperança, a angústia e a tristeza vierem. Saiba que tudo bem não estar tudo bem, tudo bem se você acordar se sentindo para baixo hoje, é justo, você merece estar cansada. Mas saiba que nós acreditamos em você, na sua imenso força e sabemos que você vai sobreviver a esse período difícil. 





É por isso que separáramos algumas dicas de como cuidar da sua saúde mental e ter qualidade de vida durante a quarentena. Da uma conferida nessas pequenas soluções que podem te ajudar a se manter bem daqui em diante:



  • Uma boa alimentação não é somente para ter uma boa forma física, mas para o bem-estar em geral.


  • Praticar atividades físicas e reservar um tempo para o lazer faz com que seu corpo entre em movimento de forma que contribui para a saúde emocional.

  • Reflita sobre sua vida. Você tem sonhos? Se sim, faz de tudo para realiza-los? Ou, já parou para pensar se esse realmente é seu sonho? Sonhe alto e tente realiza-los.


  • Faça meditação. A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Ela traz à tona a melhor parte da nossa personalidade. A meditação pode ser conduzida a partir de um simples aplicativo, com sons ou instruções verbais.



E pra te ajudar mais ainda, nós selecionamos 3 aplicativos com a intenção de te auxiliar a entender mais suas emoções.

O primeiro aplicativo indicado é o Cíngulo, ele é voltado para terapia psicológica, ajudando principalmente na valorização pessoal. Uma de nossas escritoras usa esse aplicativo e super recomenda e uma das melhores coisas do app, segundo ela, é o diário emocional, onde que você avalia o seu dia se ele foi um dia bom ou um dia ruim, e você vai contando os seus sentimentos, com isso o aplicativo avalia o que você sente e te indica terapias pra você ouvir, numa tentativa de fazer você se sentir melhor e refletir.




Agora o próximo o aplicativo é chamado de Calm, ele é mais que um aplicativo na real, o Calm é uma empresa privada de software do EUA, eles produzem produtos de meditação, incluindo meditação guiadas e histórias de sono, mas não é disso que eu vim falar, essa empress tem o aplicativo que é voltado para meditações e histórias pra dormir, tem também áudios relaxantes para dormir. O melhor ainda alguns famosos também tem seus áudios lá, como Harry Styles tem um áudio com sua voz relaxante contando uma historia pra dormir e também a banda 5 Seconds Of Summer que tem 4 músicas do seu novo álbum (coincidentemente chamado de Calm) com áudios diferenciados e relaxantes. É um otimo aplicativo pra quem deseja dormir bem.



E o ultimo aplicativo indicado é o Meditopia, esse aplicativo é líder de mercado que vai te ajudar a se acalmar, diminuir o seu estresse, dormir bem e se autoconhecer. O app contém aulas para isso e por conseguinte tem vários programas contínuos para avançar de nível e obter melhores resultados a cada sessão.



*Vale lembrar que os aplicativos citados são gratuitos e estão disponíveis em iOS e Android. E também todos tem suas versões Premium com mais recursos para te ajudar.


Enfim espero que essas dicas possam te ajudar durante essa jornada difícil e esperamos que você encontre a sua maneira ideal de se cuidar, porque o mais importante agora é nos mantermos bem e esperarmos por dias melhores. Nós sabemos que você vai conseguir! 



xoxo I.T, L.C e M.I

Comentários

  1. É interessante nos questionarmos se antes da pandemia cuidávamos da nossa saúde mental. E se sim, como? Muitas pessoas já estavam ansiosas e doentes, o confinamento apenas intensificou o quadro. É preciso se cuidar, sempre. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas