O Que É Sustentabilidade E Como Ser Sustentável?

Hoje vamos falar sobre sustentabilidade, mas primeiro, você sabe o que é sustentabilidade? Não? Então nos vamos explicar:
A palavra sustentável vem do latim sustentare, que significa conservar, sustentar ou cuidar de um sistema ou processo. Sustentabilidade, fala em como agir em relação a natureza!

É importante que todos compreendam a ideia de que desenvolvimento sustentável não significa crescer menos economicamente, mas fazer a economia crescer com responsabilidade ambiental. As pessoas tem essa ideia na cabeça que desenvolveria menos economicamente pois é necessário reduzir determinadas ações, como a produção industrial poluidora, entre outras para promover a conservação do meio ambiente, mas esta ideia está totalmente equivocada, é possível conciliar os dois e além de uma boa economia teríamos uma melhor condição de vida.

Para isto acontecer é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Também é preciso, de todos nós, cidadãos, que podemos ajudar ao  plantarmos árvores, economizarmos água, diminuirmos o consumismo exagerado, produzirmos menos lixo, reciclarmos e assim por diante. Se não estiver convencido ainda que sustentabilidade é ótimo, temos alguns exemplos de quando praticamos ela os resultados são: Respirar ar puro, Beber água pura, Andar por ruas limpas, Ver uma área florestal preservada, Ver biodiversidade animal.

E além disso, a sustentabilidade é transdisciplinar, afetando as mais diversas áreas, ela é importante para a Sociologia, pois é o resultado de uma forma de desenvolvimento que preserva as relações sociais; e para a Biologia, pois preserva os recursos, de forma que seu uso não acarrete o seu esgotamento, para que possam ser usufruídos por gerações futuras.

É de suma importância aprender, conhecer e praticar, um mundo mais limpo gera melhor qualidade de vida e melhor produtividade!




Tripé da sustentabilidade:

Há o chamado tripé da sustentabilidade, também conhecido como triple bottom line, é usado muito em empresas, e se baseia em três princípios: ambiental, social e econômico.
Ambiental: São os recursos naturais do planeta, e da conservação do mesmo. A sustentabilidade ambiental é a forma como são utilizados esses recursos pela sociedade, comunidade e/ou empresas.

Social: É a igualdade das pessoas e suas condições de vida, em uma sociedade ou comunidade, como educação, saúde e lazer. A sustentabilidade social preza o bem estar da população. Econômico: Gestão sustentável, tem como objetivo o crescimento econômico, e uma justa divisão riquezas. A sustentabilidade econômica considera a questão social e ambiental.





Tá, mas como podemos ser sustentáveis? Existem várias maneiras de ser sustentável, como:

- Economizar água: Evite tomar banhos longos e lavar o quintal toda semana, por exemplo

- Fazer reciclagem: Sabia que apenas 3% do lixo é reciclado? Tenha o costume de separar o lixo!

- Evitar uso de plásticos: a degradação desse tipo de material demora cerca de 400 anos, gera um grande volume ao lixo e é um dos principais problemas a ser combatido no oceano. Prefira produtos que não sejam descartáveis, como canudos de metal, copos que você carrega na bolsa, entre outros.

- Preservar a biodiversidade e os ecossistemas: Nos últimos anos o desmatamento vem aumentando cada vez mais, que resulta muitas vezes na extinção dos ecossistemas e da biodiversidade!

- Consumir produtos biodegradáveis: Biodegradável são coisas que podem se decompor com a ação de agentes biológicos (bactérias), logo o lixo vai se desfazer mais rápido, que um plastico, por exemplo.

- Reduzir ou evitar o consumo de carne bovina: A carne bovina polui muito o meio ambiente, então, quanto mais consumimos, mais poluímos o mundo!
Existem muitos eventos sobre sustentabilidade aqui no Brasil, mas eles não são tão conhecidos. Um local onde ocorre muitos eventos sobre causas sociais, cultura e empreendedorismo, é a Unibes Cultural, localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Já tivemos a oportunidade de ir em um desses eventos, que foi o Brasil Eco Fashion Week (BEFW). Ele é gratuito e aberto ao público, e apresenta palestras e workshops sobre moda sustentável, e também os excepcionais desfiles de marcas totalmente sustentáveis. Se você gosta desse tipo de evento, assim como nós, vale a pena ir e conferir esse projeto incrível!



Desfile da marca Satya Beachwear no BEFW



Vamos deixar o link de um site que se chama "Portal Eventos" aqui, que vocês podem encontrar todos os tipos de eventos!

É muito importante se conscientizar sobre esse tipo de assunto, se todos fizerem sua parte, o mundo será um lugar melhor! Esperamos que gostem!


xoxo M.C. e N.B.

Comentários

  1. Vamos rever também o modo como colhemos nosso sangue menstrual. Absorvente descartáveis levam mais de 100 anos para se decompor. Em média uma mulher gasta cerca de 10 mil absorventes. Façam as contas!! Vamos embora primeiro e nosso lixo continua. Sem contar na poluição que esses absorventes causam na flora vaginal, com toda sua química. Como alternativa existe os bio-absorventes: de pano, calcinha menstrual, esponjas vegetais, copinho. Muitas possibilidades que contribuem para diminuir radicalmente essa produção de lixo e também nos ajuda a conhecer melhor nosso ciclo menstrual e o próprio sangue.
    Continuem escrevendo!
    Gostando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas