Como A Mitologia Entra Na Astronomia
Na primavera desse ano, já conseguimos ver várias vezes Marte no céu e por essa informação, eu decidi fazer um texto falando sobre os astros que habitam em nosso céu. Sabiam que a maioria dos nomes das estrelas, das constelações e dos planetas são provenientes de diversas mitologias? Principalmente da greco-romana. Muitas pessoas ainda são alheias a essas informações e então eu resolvi trazer a história por trás do nome de alguns desses astros.
Para começo de conversa temos o nosso sistema solar que todos os planetas, com exceção da Terra, os nomes são de deuses da mitologia romana, bom o modo de que cada planeta foi chamado se deve pelas suas características e relacionaram isso aos deuses.
— Mercúrio: Como sendo o planeta mais rápido de todo o sistema solar, os romanos derem a ele o nome do seu deus mais veloz, que seria o Mercúrio ou Hermes (correspondente na mitologia grega), o mensageiro dos deuses. O deus das viagens e do comércio.
— Vênus: Por ser considerado o planeta mais belo e mais brilhante do nosso sistema, sendo assim recebeu o nome da deusa da beleza e do amor, Vênus para os romanos e Afrodite para os gregos. E um fato curioso, é que em recentes pesquisas encontram possibilidades de que posso haver vida nesse planeta, mas ainda não é uma certeza é somente uma possibilidade.
— Marte: O grande planeta vermelho recebeu o nome do deus da guerra, por conta da sua cor que lembra o sangue e assim relacionaram a brutalidade de Marte ou Ares.
— Júpiter: Sendo o maior planeta do nosso sistema solar, por causa dessa majestosa característica o planeta recebeu o nome do rei dos deuses. O próprio Zeus ou Júpiter.
— Saturno: Por esse planeta se mover de uma maneira tão lenta, resolveram então dar a ele o nome do deus do tempo, uma ironia se eu posso dizer já que parece que o tempo passa cada vez mais rápido. O seu correspondente na mitologia grega é o grande Titã Cronos, que foi considerado o deus do tempo.
— Urano: A cor desse planeta é incrivelmente bela, um azul que lembra o céu daqui da Terra quando ainda é dia. Exatamente por essa coloração recebeu o nome do deus do céu.
— Netuno: O segundo gigante de gelo recebeu o nome do deus dos mares, e é incrível como a sua superfície parece um lindo oceano que cobre um planeta por inteiro.
Sendo assim como os planetas receberam o nome de deuses romanos, decidiram então colocar o nome das luas de cada planeta, o nome de deuses ou personagens da mitologia grega, que se relacionava ao deus a qual foi posto o nome das grandes esferas. Não vou colocar todas aqui, até por que tem planeta que chega a ter mais de 50 luas, como por exemplo Júpiter que tem no total de 79 luas. Porém não é o que mais tem, no dia 7 de outubro foram descobertos novos 20 satélites naturais no planeta dos anéis, sendo assim Saturno ganhou a coroa de mais luas, com 82 ao total.
As luas de Marte receberam o nome de Fobos e Deimos, a tradução desses nomes é medo e pânico, respectivamente. Eles eram os filhos de Ares e Afrodite e também eram conhecidos por puxarem o carro de seu pai, o deus da guerra. Uma das luas de Júpiter recebe o nome de Calisto que fez parte da história do rei dos deuses, Zeus, história essa que deu nome a uma constelação.
Essa história é uma das histórias que eu mais conheço e por isso escolhi ela para contar aqui no blog, e sim eu manipulei tudo para que chegasse em Calisto e eu finalmente pudesse falar sobre ela. Na mitologia grega, Zeus cria uma afeição por Calisto que era a companheira de Ártemis (deusa da caça que fez um juramento de ser virgem para sempre e se comprometer somente com a caça), o rei dos deuses levado por esse afeiçoamento por Calisto, mudou as suas feições para a de Ártemis. Sendo assim Calisto recebe Zeus em sua casa de bom grado, assim ela deixa ser levada para longe das outras ninfas e Zeus finalmente se revela e a possui, através desse ato repugnante nasce um filho, que recebeu o nome de Arcas. Com essa atitude completamente nojenta de Zeus, ainda temos a sua esposa a rainha dos deuses, Hera, que ficou furiosa com o seu marido e ao invés de punir o seu marido, puniu a Calisto que também era uma vítima nessa história. Então Hera transforma Calisto em uma ursa.
Certo dia mãe e filho se encontram, a mãe com o seu instinto materno foi de braços abertos até Arcas, o seu filho. Porém, Arcas acha que vai ser atacado pela grande ursa e se prepara para atacar de volta, mas Zeus aparece de última hora e evita que o pior aconteça e arrasta ambos para os céus juntando mãe e filho para toda a eternidade. Hera morrendo de inveja e ainda cheia de ódio, empurra os dois para o Polo Norte onde as estrelas ficam sempre visíveis e bota a estrela Arcturo como guarda de mãe e filho. E assim nasce a constelação de Ursa Maior, os gregos realmente eram criativos na hora das histórias, não é mesmo?
E quem nunca ouviu falar da constelação de Orion? Se você nunca ouviu falar, sinto em lhe dizer que você vive alienado em outro planeta (brincadeiras a parte), porque Orion é uma das constelações mais famosa do mundo. Orion era um gigante que era um caçador, filho de Poseidon (o deus dos mares), ele foi cegado em umas das suas batalhas na Ilha de Chios, mas logo Helios o curou (esse era o nome do Sol na mitologia grega). Porém apesar de ter sido curado, agora ele se cegou pela a sua própria arrogância, prepotência e a ganância começando a dizer que poderia derrotar qualquer monstro que aparecesse e assim prometendo a matar todas as criaturas do mundo. Ouvindo isso Gaia (deusa da terra), enviou um escorpião gigante para batalhar com Orion, nessa disputa o grande caçador teve a sua vida lhe tirada, mas Zeus levou Orion e o Escorpião para os céus, os transformando em estrelas.
Bom por enquanto é isso, espero que realmente tenham gostado desse novo assunto que envolve a Astronomia e a Mitologia juntas em um só, esses foram sempre um assunto que me agradou e espero ter transmitido isso para vocês e é isso até logo!
xoxo K.F.
Comentários
Postar um comentário