Outubro Rosa

O movimento do mês é dedicado a campanha de prevenção ao câncer de mama, este vem sendo comemorado há algumas décadas, e é bem conhecido ao redor do mundo. O principal objetivo é espalhar o máximo de informações possíveis sobre o câncer de mama, a fim de conscientizar as pessoas a respeito da doença, proporcionando diagnostico precoce, maior acesso a serviços de tratamento e redução do índice de mortalidade.



Viva o ROSA! A cor que acompanha e simboliza a causa. A luta e sua representação pela cor rosa surgiram em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the cure, lançou os famosos laços rosas, os distribuindo aos participantes da primeira Corrida pela Cura. A cor do laço também pode ser atribuída a coloração interna, que é rosada quando a pessoa do sexo feminino faz a prevenção anualmente e os exames indicam tudo dentro do normal.



A conscientização das pessoas sobre esse tipo de câncer ajuda a acelerar o processo de diagnostico no seio. Além de estar sempre atenta ao próprio corpo, depois dos 50 anos de idade é recomendado fazer mamografia de rastreamento, mesmo que o individuo não apresente sintomas. As maneiras de prevenção, na realidade, não são muito diferentes de outros doenças, e se baseiam na adoção de hábitos saudáveis, tais como, alimentar-se de maneira saudável e ter uma rotina regular de pratica de atividades físicas, para as mulheres especificamente a amamentação pode colaborar na redução de chances de desenvolver a doença.



A enfermidade pode apresentar diversos sintomas, dentre eles, vermelhidão na mama, pele retraída ou parecida com uma casca de laranja, saída espontânea de líquido dos mamilos, alterações no bico do peito e aparição de nódulo. Para reconhecer os sintomas é importante estar atento e observar as mamas. O próprio toque no seios não requer técnica específica, e deve ser feito quando se sentir confortável, seja no banho ou deitada na cama. 



O câncer de mama tem grande potencial de cura quando descoberto rapidamente.

Espero que tenham gostado. Se cuidem!


xoxo L.S.

Comentários

Postagens mais visitadas