A Cultura Do Cancelamento

   O mundo principalmente da internet está em uma constante mudanças em busca da perfeição, a cultura do cancelamento está crescendo cada dia mais, há quem fala comentários maldosos e desnecessário, ou até demonstre opiniões sobre tal assunto. Cancelar uma pessoa virou uma prática usada por muitos desse meio das redes sociais.


https://timeline.canaltech.com.br/348864.700/o-que-e-cultura-do-cancelamento-164153.jpg

Agora se você é totalmente leigo sobre o assunto, a cultura do cancelamento é um "recurso" para alertar quando alguma pessoa, independentemente sendo famosa ou não, faz alguma coisa de "errado" ou teve um pensamento preconceituoso ou algo do tipo.

 O cancelamento é um jeito de fazer com que as vozes de grupos oprimidos aumentem e que sejam ouvidos por todos.

E como ocorre esse cancelamento? As pessoas tentam "punir" a pessoa cancelada com o fato de não consumir os seus produtos, por pensarem que se consumirem iriam estar apoiando as ideias não-corretas da pessoa. Querem também que as marcas que patrocinam essas pessoas rompam seus contratos. 

O cancelamento hoje em dia pode ocorrer em diversas redes sociais como Instagran, TikTok, Twitter e entre outras, e podemos ver vários influenciadores, famosos, ou até pessoas com tão pouco seguidores serem cancelados, ou seja, sendo excluídos daquela determinada rede social, ou sendo excluídos para determinadas pessoas, e levando a marca do cancelamento nas suas vidas sendo excluídos da sociedade para determinada pessoa ou grupo, deixando de existir na vida delas e não permitindo que elas sigam suas vidas sem a devida punição. Para algumas pessoas é um cancelamento temporário, por outro lado, o cancelamento pode chegar a ser definitivo, forçando a pessoa a mudar suas atitudes, seus pensamentos e opiniões.


https://wp.pt.aleteia.org/wp-content/uploads/sites/5/2020/09/WEB3-WOMAN-SHAME-JUDGE-SAD-BLAME-shutterstock_1343235740.jpg?quality=100&strip=all&w=620&h=310&crop=1


Um dos casos mais polêmicos de cancelamento é do nosso queridíssimo cantor Drake, ele foi alvo da cultura do cancelamento, pelo motivo de: foi cancelado, por cancelar, o rapper em 2019 veio ao Brasil, porém já chegou cancelando a turnê que faria no país, e apresentou somente no Rock in Rio, no qual o cantor impediu a transmissão do show pela TV.

Outro cancelamento muito repercutido foi o da criadora de Harry Potter (J. K. Rowling), que iniciou uma polêmica na internet ao fazer comentários transfóbicos em suas redes sociais, onde ela diz que apenas são mulheres pessoas que menstruam, com isso ela invalida as mulheres trans, o resultado foi uma série de respostas de um público irritado acusando-a de ser feminista radical.

A cultura do cancelamento pode ser uma coisa boa, mas ao mesmo tempo uma coisa ruim, às vezes muitos cancelam os outros por motivos bobos ou até mesmo "sem provas".

Nós precisamos ter nossos olhos abertos para isso.

Só precisamos aprender com nossos erros, porque ninguém é perfeito. Precisamos ter respeito a todos e noção do que falamos na internet e fora dela. Temos que aprender os limites da vida. Além de que o cancelamento não é uma boa forma de apontar os erros dos outros. Vamos ser conscientes.


                   XOXO L.C. e I.T.


Comentários

Postagens mais visitadas