As entidades folclóricas de Cidade Invisível

 No inicio do mês de Fevereiro, a Netflix lançou mais uma produção original  nacional em sua plataforma, a série “Cidade Invisível” que conta a historia de um detetive que esta investigando a morte de sua esposa, mas se envolve com criaturas folclóricas. A série conquistou os corações dos brasileiros por exibir incrivelmente o folclore brasileiro de uma forma inteligente e cativante.


Divulgação Netflix 

E é muito importante a abordagem desse tema numa produção de uma plataforma tão grande como a Netflix, já que o folclore brasileiro é tão rico e tão forte na cultura brasileira e raramente é representado na indústria cinematográfica. É tão significativo para nós brasileiros assistir a um conteúdo de tanta qualidade em que as histórias das quais crescemos ouvindo ganham palco. E é também de extrema importância para que possamos relembrar como nossa cultura é rica e que devemos valorizar e permitir que ela seja propagada pelas gerações.


Nós separamos as entidades folclóricas que aparecem na série e decidimos falar um pouco mais sobre elas e como elas são introduzidas na forma de personagens contemporâneos que vivem entre os humanos.


Saci- Isac


O ilustre Saci-pererê é uma lenda inspirada por elementos da cultura africana e indígena, que se trata de um ser mítico que habita as florestas e é conhecido por suas travessuras. Na série o saci é conhecido como Isac um jovem que mantém as características marcantes do personagem como a pele negra, o gorro vermelho e uma das pernas amputada. Em um dos episódios explica como Isac havia se tornado o saci, ele que era um escravo no período colonial, havia sido acorrentado pelo senhor de escravos e para fugir dessa condição desumana ele cortou uma de suas pernas e fugiu para a floresta, lá a natureza concederá sobre ele a identidade de saci. 





Tutu- Bicho Papão 


Tutu Marambá é uma lenda do folclore brasileiro porém ele não é exatamente o bicho papão, ele muitas vezes é apresentado como primo deste, portanto é uma criatura semelhante. É comum que ele seja representado como uma sombra nas histórias, porém na série o personagem Tutu assume a forma de um porco do mato. Além disso Tutu também é identificado como parente da Cuca nas lendas, o que faz sentido na série já que é evidenciado a proximidade entre os dois personagens.





Iara- Camila


A Iara é uma lenda de origem indígena originada na região amazônica. Se trata de uma graciosa sereia que através de sua voz consegue hipnotizar homens e levá-los até as águas onde estes desaparecem. Na série explica que Camila foi morta pelo homem que amava e jogada no fundo do mar, porém as águas acolheram ela e a tornaram Iara. 





Boto- Manaus

O Boto-cor-de-rosa é uma lenda sobre um animal que vive no norte do Brasil, especificamente na Amazônia, onde ele é uma entidade metade animal e metade homem. O boto é um homem bonito, atraente e sedutor mas somente a noite ele aparece em sua forma humana, sempre com roupas brancas e chapéu, com apenas o objetivo de seduzir as mulheres do lugar. Antes de amanhecer, ele mergulha no rio e se transforma de novo em sua forma animal. Em Cidade Invisível, seu nome era Manaus e conseguiram retratar muito bem o seu lado galanteador, apesar de não ter tido muito tempo de tela, é possível entender a lenda do boto-cor-de-rosa.




Cuca- Inês

A famosa Cuca também está inclusa na série da Netflix. Na lenda, ela é uma bruxa idosa assustadora e feia, ela tem o poder de se transformar em vários animais, como borboleta, cobra, a mais famosa é sua forma em jacaré. Já no seriado, seu nome é Inês e ela se transforma e se manifesta através de borboletas para conseguir o que quer. Sua maior função é proteger as lendas, sendo uma das mais poderosas e a líder de todos os seres.




Curupira- Iberê

Outra lenda muito famosa no folclore brasileiro é a lenda do Curupira, as características mais conhecidas dessa entidade são os seus pés virados para trás, sua cabeça com fogo (cabelo vermelho) e é o protetor da floresta onde habita, onde que sempre se vingava de humanos que faziam algum mal contra a floresta. Na série, é retratado que o Iberê (nome dado para a forma humana de Curupira) era um morador de rua e vivia bêbado. Ele perdeu sua família por um caçador e ao ficar frustrado com sua perda, ganhou seus poderes sendo assim se tornou o protetor da floresta.



Corpo-Seco– Eric

É uma expressão para aqueles que foram uma pessoa muito ruim em seus anos de vida na Terra e após sua morte nem o céu, nem o inferno quis sua alma, sendo assim sua alma fica vagando pela terra e assustando e capturando aqueles que estão na região. Na série é apresentado que um homem que prejudicou muito a floresta e foi morto pelo Curupira e sua alma ficou presa na terra. E depois de anos, ele se encarna em pessoas diferentes, mas com pessoas com entidade no sangue, como Eric e sua filha Luna, com objetivo de matar as entidades e se vingar de Curupira.






Enfim, esses foram alguns aspectos do folclore que são abordados na série e que trouxemos para evidenciar e discutir um pouco sobre nossa preciosa cultura. A série Cidade Invisível está disponível na Netflix e se você ainda não assistiu, aproveite o embalo e assista pois está realmente imperdível. Esperamos que tenham gostado e até a próxima! 



xoxo

-LC e MI

Comentários

Postagens mais visitadas