As grandes mulheres da Netflix
No mês da mulher é muito importante potencializar as discussões acerca do papel da mulher na sociedade assim como questões de igualdade de gênero e reconhecer e legitimar a constante luta das mulheres contra o sistema misógino que constantemente as sabotam, prejudicam e subestimam. Além disso é possível se engajar no movimento através do cinema, existem inúmeras produções protagonizadas por mulheres de diferentes personalidades, histórias e contextos mas que todas se encontram no quesito força e resistência. Eu acredito que é de extrema importância mulheres conhecerem histórias de outras mulheres, ouvindo umas às outras podemos aprender, se reconhecer e se inspirar para que a luta contra o patriarcado seja cada vez mais efetiva.
É por isso que hoje eu trouxe dez produções sobre mulheres que traçam suas histórias e seus destinos nos mais diferentes contextos, mas que em todas lutam por suas vozes e pelos espaços que desejam ocupar. E o melhor é que todos esses títulos vocês podem encontrar diretamente na Netflix. Algumas produções vocês provavelmente já assistiram ou ouviram falar, mas mesmo que seja esse o caso, gostaria de pedir que não deixem de refletir a história dessas mulheres, de empatizar as dores e lutas delas, e de reconhecer suas importâncias.
Orgulho e Preconceito
A história é protagonizada por Elizabeth Bennet, uma jovem independente e espirituosa, que por ser a filha mais velha da família enfrenta uma constante pressão para se casar. Embora essa não seja uma de suas maiores prioridades como mulher com sonhos e ambições, Elizabeth permite se envolver num relacionamento e descobrir novos sentimentos.
A Vida e a História de Madam C.J Walker
Inspirado numa história real, essa série apresenta a história de Madam C.J Walker, uma mulher negra e pobre que indignada com a posição que a sociedade coloca mulheres como ela, e como mulheres negras têm sua autoestima violada, cria um produto de beleza dedicado para cabelos crespos e cacheados, o que revoluciona o mercado de produtos de beleza. Madam constrói um império milionário enquanto luta contra o machismo e racismo.
Anne With An E
Essa série conta a história de Anne Shirley uma menina sonhadora e revolucionária que ao ser adotada e levada para uma nova cidade, enfrenta inúmeras situações de silenciamento e opressão de mulheres, porém Anne está disposta a lutar contra o patriarcado e ajudar as mulheres de sua cidade a se libertar e encontrar suas vozes.
Moxie: Quando as Garotas Vão a Luta
Um dos últimos lançamentos da Netflix, o filme Moxie fala sobre uma revolução feminista que acontece numa escola de ensino médio. Após diversos episódios de assédio e machismo na escola, Vivian inspirada por sua mãe que era uma militante ativa na época de escola, cria um jornal anônimo para unir as garotas da escola e assim criar uma rede de sororidade para que elas lutem contra as violências que sofrem diariamente na escola como mulheres.
O Gambito da Rainha
A série é sobre a história de Beth Harmon, uma órfã que quando criança foi levada para um orfanato e lá descobriu um talento e uma paixão: o xadrez. Beth se descobre um prodígio e ao ser adotada, passa a frequentar campeonatos de xadrez e dá início a uma brilhante carreira. Durante sua trajetória Harmon luta por seu espaço na carreira de enxadrista num cenário majoritariamente dominado por homens. Enquanto ela desmantela o machismo presente no esporte, Beth Harmon se torna a maior enxadrista do mundo.
Coisa Mais Linda
Uma série brasileira e ambientada nos anos 50, fala sobre a história de um grupo de mulheres que se unem e abrem um clube noturno e que juntas lutam contra os julgamentos da sociedade sobre mulheres independentes e contra todos aqueles que tentam sabotar o clube e o sucesso dessas mulheres. Diversos temas necessários são abordados, como a violência doméstica, o feminicídio e racismo.
Silenciadas
O novo filme da Netflix fala sobre a maior queima de bruxas da história da Europa, focando num grupo de cinco amigas acusadas de bruxaria que foram presas pela Inquisição Espanhola que caçava e queimava todos aqueles que acusavam praticar bruxaria. O principal alvo dessas acusações eram mulheres que não se encaixavam no padrão comportamental que a sociedade impunha e por isso eram caçadas e silenciadas.
Minha História
Esse documentário conta a história da vida de Michelle Obama, uma mulher que conquistou uma voz influente na atualidade, e que superou inúmeras adversidades e desafios como mulher negra nos Estados Unidos. Michelle destaca seus aprendizados e sua visão após oito anos como primeira dama, entre eles o poder da união numa comunidade e da conexão presente nas histórias.
One Day at a Time
Esse sitcom apresenta a história de uma família cubana que vive nos Estados Unidos e é chefiada por Penelope, uma mãe divorciada. Estrelando três figuras femininas extremamente marcantes e diferentes umas das outras podemos conhecer: Penélope a mãe, enfermeira e ex-militar; Lydia a avó vinda de Cuba fugindo de um regime ditatorial; e Helena uma jovem em busca de autoconhecimento e que tenta entender sua posição de mulher latina homossexual.
Pieces of a Woman
Indicado ao Oscar 2021, este filme fala sobre a experiência de Martha, uma mulher que após perder seu bebê no parto, tenta lidar com o luto parental. A história foi inspirada na experiência pessoal da roteirista, e que traz ao público uma temática forte que ainda é tratada como tabu e pouco discutida. A obra desenvolve os pedaços de Martha, como mulher, mãe e filha, e o processo de união desses pedaços após a morte do recém-nascido.
Essas foram apenas algumas narrativas das milhares de histórias de mulheres e suas lutas, cada uma diferente da outra, porém todas sobre a força presente nelas. Espero que vocês busquem pelos títulos que ainda não conheciam e conheçam as grandes histórias retratadas. E mesmo que já conheçam, não deixem de refletir e relembrar a necessidade dessas histórias serem contadas. Espero que tenham gostado e lembrem-se que a discussão sobre a luta das mulheres deve ser feita todos os dias, durante todo o ano até que a equidade e o respeito sejam alcançados. Até a próxima!
xoxo
-MI
Comentários
Postar um comentário