O Que a Indústria Da Música Esconde?

 A indústria musical pode parecer maravilhosa, cheia de suas tendências, cantores ou bandas empenhados a fazerem shows, tours, músicas novas para impressionar seus fãs e pessoas de fora. Mas o que poucas pessoas sabem é que dentro dessa nossa queridíssima indústria existem diversos podres. 



Uma das coisas mais comuns dentro desta indústria são os contratos escravizantes, que deixam seus artistas esgotados, podendo trazer até doenças, principalmente psicológicas. Prince, um dos cantores mais famosos e dono da música ‘Purple Rain’ não deixa barato e diz que os contratos fonográficos são como a escravidão. Ele ainda aconselha jovens artistas a não assinarem contrato com esse tipo de trabalho. Prince reclama também que os músicos são transformados em 'criados presos por contrato', principalmente ás plataformas de streaming.



Infelizmente não é a primeira vez que Prince abrange o tema escravidão na música, o mesmo já apareceu com a palavra ''escravo'' em fotos em seu rosto, o que fez a Warner Music até ''atrasar'' por dois anos o lançamento do seu álbum.


Recentemente, a cantora e compositora inglesa, Rebecca Ferguson postou um relato em seu Twitter, que chocou algumas pessoas. Ela foi a vice-campeã do The X Factor, e em seguida fechou contratos com a Syco, Epic Records e a Columbia Records nos EUA.



Nesse relato a cantora expos algumas situações que teve que passar, ela começa dizendo "Não estou mais calada, você me obrigou a assinar contratos, me chantageou, me intimidou, me roubou, não estou mais com medo.", isso mostra que realmente não sabemos de nada que esses artistas passam e que pode ser muito mais cruel do que pensamos. Ela ainda disse que a mídia sabia, mas encobriam tudo e que já chegaram a ameaçar até as pessoas que trabalhavam com ela, como seu promotor e estilista.



Para quem quiser, vamos deixar um link no final do post de uma thread de uma conta (@alwaysislou) do Twitter, com o relato completo traduzido!


A maioria dos artistas, não só da música, passam pelo chamado media training ou treinamento de mídia. Esse treinamento, serve para ter uma relação direto com veículos de imprensa e além de ajudar esses artistas a se comportar na frente da câmera (postura, oratória), os prepara para não falar nenhuma "besteira" ou algo que possa prejudica-los de uma certa forma, como desviar de uma pergunta que não quer ou não pode responder e omitirem informações, tudo sem o publico perceber.


Nessas industrias, há muito preconceito como racismo e homofobia, que nem sempre é escancarado, o que faz muitos artistas sofrerem horrores. E além disso, existem muitos termos dentro desse "mundo", hoje vamos ressaltar um, o "Glass Closet", ou "Armário de Vidro".



Esse termo serve para pessoas que são membros da comunidade LGBTQ+, que não saíram do armário, porém todos sabem que são homossexuais. Ai vem a questão, se todo mundo sabe, por que essas pessoas não se assumem logo e ficam nesse armário de vidro? Bom, isso é uma questão bem complicada. Existem contratos com as gestões e as gravadoras que impossibilitam essas pessoas serem livres, tudo por que essas pessoas superiores, acham que talvez o público não aceite, já que as pessoas sempre acharam que eles fossem heterossexuais. 


O ex integrante da boyband N'Sync, Lance Bass, que se assumiu gay após sua saída da banda, disse em uma entrevista o por que só fez isso após o fim da banda, "Eu tinha certeza que seria desprezado por quem quer que fosse. Me sentia errado por mais incríveis que os garotos fossem comigo.", ele ainda completou que talvez acabasse com a banda, então escondeu esse segredo de todos. 



O Grammy, uma das premiações mais importantes no mundo da música é muito julgado por atitudes preconceituosas, e as indicações de 2020 revoltou a internet, por terem pouquíssimos artistas negros, o que fez os fãs subissem tags e falarem que a premiação é racista. The Weeknd, um dos artistas com mais destaques de 2020, que entregou um álbum impecável, porem não foi indicado, disse que boicotara para sempre a premiação.




Por trás de todo glamour tem muita lama, e o que trouxemos hoje são alguns dos milhares de exemplos. Espero que tenham gostado e deixem nos comentários outros nomes que passaram por episódios assim dentro dessas industrias. Nos sigam nas nossas redes sociais!


Link do relato da Rebecca traduzido 


xoxo M.C. e I.T.

Comentários

Postagens mais visitadas